Combate

Introdução

O combate em Cairn é rápido, frenético e frequentemente letal. Além disso, as regras de combate são únicas em alguns aspectos principais:

  • Iniciativa de Lado: Com exceção da primeira rodada (quando os PJs devem primeiro fazer um salvamento de DES para garantir seu turno), tanto os PJs quanto seus oponentes agem juntos em seus respectivos turnos. Os resultados das ações individuais de um lado ocorrem simultaneamente.
  • Ataques Acertam Automaticamente: Os combatentes geralmente causam dano aos seus alvos automaticamente, sem rolar para ver se um ataque “acerta”. Quando vários atacantes visam o mesmo inimigo, apenas o resultado mais alto do dado é usado no ataque.
  • Proteção contra Golpes e Cicatrizes: A Proteção contra Golpes (PG) atua como uma medida de habilidade, vigor, resiliência e sorte. Ela também se recupera automaticamente quando o PJ está seguro e confortável. Se o dano reduzir a PG de um PJ a exatamente 0, ele recebe uma Cicatriz, que pode gerar consequências tanto positivas quanto negativas.
  • Dano Crítico: O dano que reduz a PG de um alvo abaixo de zero é subtraído de sua FOR pela quantidade de dano restante. O alvo deve então fazer imediatamente um salvamento de FOR para evitar sofrer Dano Crítico, usando seu novo valor de FOR. Em caso de falha, o alvo é derrotado.

Exemplo

Após dias caminhando por lama e escuridão sem fim, o grupo finalmente encontrou o túmulo pertencente ao Rei do Alfanje, o notório bandido de uma era passada.

Facilitador: “Finalmente, vocês chegam ao ponto marcado no mapa e, sob a luz do início da manhã, a entrada do túmulo torna-se visível através da névoa espessa. Mas, à medida que a neblina começa a se dissipar, vocês veem um flash de movimento colorido perto da entrada da tumba.”

Freya: “Nada nunca é fácil, não é? Devem ser nossos queridos amigos do Conclave Ursino, tentando roubar a nossa cena!”

Lucius: “Vamos lá, não sabemos se há um perigo imediato. Certo?”

Wolfram: “Não importa; devemos estar preparados para o que vier a seguir. Mantenham suas armas abaixadas e eu darei um grito. Talvez ainda possamos evitar o derramamento de sangue.”

Facilitador: “Você brada um aviso tradicional na direção do túmulo. Não há resposta imediata, apenas uma risada abafada depois. Eles parecem estar rindo de vocês! Momentos depois, três figuras saem da névoa diretamente para o campo de visão de vocês, cada uma brandindo uma arma. O maior dos três sorri enquanto empunha um machado de guerra de duas mãos, e os outros dois (um homem e uma mulher que são claramente irmãos) carregam espadas idênticas. Todos rolem um salvamento de DES para ver se conseguem agir antes deles.”

Wolfram, Lucius e Freya fazem um salvamento de DES cada um para ver se podem jogar na primeira rodada. Wolfram e Freya têm sucesso, mas Lucius não.

Lucius: “Bem, droga. Acho que me atrapalhei com minha bengala-espada com toda essa emoção?”

Facilitador: “De fato. Muito bem, Wolfram e Freya, cada um de vocês pode se mover e realizar uma ação neste turno. Assumindo que sobrevivam, seus três oponentes terão então a chance de retaliar. Depois, será a vez dos PJs agirem, incluindo Lucius.”

Wolfram: “Não estou com minha besta pronta, então vou para cima do grandão com minha faca de prata. Se conseguirmos derrubá-lo, os outros podem fugir.”

Freya: “Ei, esse era o meu plano também! Por que não vamos os dois para cima dele?”

Wolfram e Freya fazem rolagens de dano individuais, mas apenas o número mais alto conta como dano contra o homem grande [8 PG, 15 FOR, 7 DES, 9 VON, machado de batalha (d10)]. Wolfram rola um 4, e Freya um 5 e um 1 para cada adaga, respectivamente.

Facilitador: “Vocês avançam contra o homem com o machado de guerra. Ele facilmente se esquiva da estocada inicial de Wolfram, mas por pouco não é rápido o suficiente para Freya! Ele é quase eviscerado quando as adagas gêmeas dela cortam o ar onde ele estava apenas um milissegundo antes. Essa foi por pouco!”

Freya: “Obrigada. Isso não é muito reconfortante, no entanto.”

Agora é a vez dos oponentes atacarem ou realizarem uma ação. Embora a descrição desses eventos seja entregue consecutivamente, os resultados acontecem aproximadamente ao mesmo tempo. O Facilitador rola um dado de ataque para cada combatente inimigo, visando cada PJ apenas uma vez. O homem grande rola um d10, mas causa apenas 3 de dano contra Freya, enquanto seus associados rolam um d6 cada, causando 1 e 6 de dano contra Wolfram e Lucius, respectivamente. Enquanto o Facilitador narra os resultados, cada jogador registra qualquer PG ou FOR perdida em sua ficha de personagem.

Facilitador: “Agora seus oponentes terão a chance deles. O homem grande balança seu machado em direção a Freya, mas erra, deixando uma grande distância entre ela e o fio do machado. Você não sabe se terá tanta sorte da próxima vez, no entanto. Em seguida, o homem mais baixo estoca contra Wolfram, que é o mais próximo dos três. Felizmente, a lâmina do homem apenas resvala em sua armadura. Agora a irmã dele, que quase arranca a cabeça de Lucius com sua lâmina. De alguma forma, a lâmina não tira sangue, mas o empurra para trás com tanta força que ele quase tomba, e sua visão é preenchida por luzes brilhantes e coisas cintilantes.”

Lucius: “Ai. Acho que isso me leva a exatamente 0 de PG. Devo verificar a tabela de Cicatrizes, certo?”

Facilitador: “Sim, e você precisará referenciar quanta PG você perdeu no ataque. Vejamos… Você tinha 6 de PG, mas nenhuma armadura, e sofreu 6 de dano no ataque. Isso significa que você deve receber um Traumatismo Reorientador!”

Lucius: “Você soa um pouco empolgado demais com isso. OK, diz aqui que preciso rolar 1d6… tirei um 3, o que indica DES. Agora preciso rolar 3d6 e, se o total for maior que meu valor atual de Destreza, posso manter o novo valor, certo? Certo… ei, um 14! Isso é um pouco mais alto do que o que eu já tenho! Talvez levar uma pancada na cabeça não seja tão ruim assim?”

Facilitador: “Talvez. Um ponto a menos e você estaria doente, e um ponto a mais e perderia sua audição por um tempo. Anote seu novo valor de DES. Você é realmente sortudo, sabia disso? De qualquer forma, agora é hora dos PJs agirem novamente.”

Wolfram: “Eu vou ripostar contra o homem mais baixo!”

Freya: “Vou tentar outro golpe no grandalhão.”

Lucius: “Vou tentar estocar aquela mulher com minha bengala-espada.”

Wolfram rola um d6, causando 2 de dano ao homem mais baixo, que tem PG suficiente para absorver o ataque. Freya rola um d6 para cada uma de suas adagas, causando um 1 e um 3. Ela mantém apenas o dado mais alto, e o homem grande consegue absorver o dano, reduzindo sua PG a 0 (mas apenas PJs ganham Cicatrizes). Lucius rola um 6 contra a mulher [5 PG, 11 FOR, 8 DES, 14 VON]. Ela perde 1 ponto de FOR no ataque e, portanto, deve rolar um salvamento de Dano Crítico usando seu novo valor de FOR.

Facilitador: “Wolfram, você estoca contra o homem mais baixo, mas ele evita seu ataque com destreza! Freya, suas adagas cortam na direção do homem grande com velocidade e intensidade impressionantes, e está claro que você o colocou na defensiva, pois pode ver o suor começando a escorrer pelas laterais da cabeça dele. Ele está ficando sem fôlego! Lucius, sua bengala-espada perfura a mulher no estômago! Ela faz um salvamento de FOR para ver se consegue continuar na luta. Ela rola um 13, uma falha! Ela cai!”

Esta é a primeira baixa da luta, então os aliados da mulher devem fazer um salvamento de VON para continuar ou fugir. O Facilitador rola usando a VON do líder, e ele falha!

Facilitador: “O homem baixo vê sua irmã cair e solta um grito de angústia. Ele larga sua espada e ordena ao homem maior que largue seu machado. ‘Por favor’, ele implora. ‘Não me importo com o que quer que esteja naquele túmulo. Eu imploro a vocês: tenham piedade. Salvem minha irmã, se tiverem os meios.’“

Wolfram: “Minha ordem tem piedade de todo povo disposto a trilhar um novo caminho. Se salvarmos sua irmã com nossas habilidades e recursos, você jurará dedicar-se a uma vida de piedade, pobreza e bondade?”

Facilitador: “O homem mais baixo assente, depois corre para sua irmã. O homem maior apenas sorri e diz: ‘Eu não juro nada. Mas faço o que ele diz, desde que ele pague. Só me deixem ficar com meu machado.’“

O grupo faz curativos na mulher, estabilizando-a. Se não tivessem feito isso, ela teria sangrado até a morte em uma hora. Agora fora de perigo, os PJs tomam um gole rápido de água e recuperam sua PG perdida. Lucius tenta impressionar Freya exibindo a nova cicatriz de batalha em sua sobrancelha, mas não funciona.

Wolfram: “Muito bem, tudo resolvido então. Vocês voltem para a cidade e nos reuniremos mais tarde. Por enquanto, temos negócios com esse Rei do Alfanje sobre o qual li tanto.”